Programação
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- REVISÃO (MTM): ENSINO FUNDAMENTAL
REVISÃO (MTM): ENSINO FUNDAMENTAL
Com a realidade da educação que se vivencia hoje, pode-se notar uma “bola de neve” de alunos que foram “empurrados” de ano a ano, com déficits de aprendizagem em matemática. O agravante disso são alunos desmotivados em sala de aula, pois aquilo que está sendo ensinado não faz nenhum sentido para eles; por mais que tentem, existe algo faltando, algo ficou para trás no decorrer dos seus anos escolares. Por essa razão, é preciso resgatar esses alunos, proporcionando momentos para que eles recuperem aquilo que não foi aprendido em anos anteriores, além de proporcionar situações para que esses alunos se reencontrem no processo da construção do saber, do conhecimento.
Na matemática, nota-se que os alunos possuem dificuldades nos processos aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação), assim como em procedimentos algébricos, os quais necessitam dos conceitos aritméticos para sua construção e desenvolvimento. Se for feita uma análise dos currículos de cada ano escolar, será notado o quanto o conteúdo sofre pequenos acréscimos, criando-se, assim, um grande abismo quando o professor introduz os conceitos algébricos, causando uma ruptura da álgebra em relação à aritmética. É comum notar alunos que chegam ao Ensino Médio com dificuldades em processos aritméticos de multiplicação, divisão ou até mesmo adição, assim como alunos sem nenhuma noção de como solucionar uma equação do 1º grau.
Diante desses fatos, surge a necessidade de se trilhar um caminho paralelo ao ensino da matemática curricular (dos conteúdos programáticos de cada ano escolar). Este caminho é denominado Ensino da Matemática Básica. A importância da matemática básica provém justamente de todos esses fatores citados e suas consequências para a vida escolar e social do aluno. Sendo assim, torna-se essencial trabalharem para solucionar essa dificuldade que possuem quanto aos conceitos matemáticos e com isso proporcionando motivação para o estudo da matemática, dando sentido àquilo que se aprende durante os anos escolares desta nova etapa.
- AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS (COM NÚMEROS DECIMAIS)
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS (COM NÚMEROS DECIMAIS)
Número decimal é aquele número que tem parte inteira e parte decimal, separadas por vírgula. Para resolver as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com os números decimais é necessário utilizar algumas regras.
- NÚMEROS RELATIVOS
- FRAÇÕES ORDINÁRIAS
FRAÇÕES ORDINÁRIAS
É um número racional representado na forma \( \frac{a}{b} \), onde \( a \) e \( b \) são inteiros, com \( b \) não nulo (\( b \neq 0 \)), onde \( a \) é conhecido como numerador e \( b \) como denominador.
- POTÊNCIAS
POTÊNCIAS
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
\( a^n = a \cdot a \cdot a \cdot a \cdot ... \cdot a \) [multiplica-se \( n \) vezes o número \( a \)], onde:
\( a \): base
\( n \):expoente.
\(a \cdot a \cdot a \cdot a \cdot ... \cdot a \) = produto de \( n \) fatores iguais que gera como resultado a potência.
- RADICAIS
RADICAIS
Radiciação é a operação matemática inversa à potenciação. Enquanto a potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses, dando o resultado dessa multiplicação.
- OPERAÇÕES ALGÉBRICAS
OPERAÇÕES ALGÉBRICAS
Ao analisarmos a expressão \( (2 + 5 - 1 ) - 6 + 3 \), observamos que ela possui uma sequência de números separados por operações, sendo assim, podemos chamá-la de expressão numérica. A partir da definição de expressão numérica podemos chegar à definição de Expressões Algébricas:
Chamamos de Expressões Algébricas uma expressão que envolve
números, letras e operações indicadas entre eles.
As letras em uma expressão algébrica representam qualquer número real. E são chamadas de incógnitas.
- EQUAÇÕES DO 1º GRAU
EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Equação é uma igualdade que só se verifica para determinados valores atribuídos às letras (que se denominam incógnitas). Os valores atribuídos às incógnitas que tornam verdadeiras as igualdades denominam-se raízes da equação.
Se a equação contiver apenas uma incógnita e se o maior expoente dessa incógnita for 1 então a equação é dita equação do 1º grau a uma incógnita.
- EQUAÇÕES DO 2º GRAU
EQUAÇÕES DO 2º GRAU
A equação do segundo grau recebe esse nome porque é uma equação polinomial cujo termo de maior grau está elevado ao quadrado. Também chamada de equação quadrática, é representada por:
\( ax^2+bx+c = 0 \)
Numa equação do 2º grau, o \( x \) é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras \( a \), \( b \) e \( c \) são chamadas de coeficientes da equação.
Os coeficientes são números reais e o coeficiente \( a \) tem que ser diferente de zero \( (a \neq 0 ) \), pois do contrário passa a ser uma equação do 1º grau.
- EQUAÇÕES IRRACIONAIS
EQUAÇÕES IRRACIONAIS
Equação Irracional é uma equação em que há incógnita em um ou mais radicais. São equações irracionais:
\( \sqrt[3]{x+2} = 5 \)
\( \sqrt[]{x+1} = x-2 \)
\( \sqrt[]{3x+1} + \sqrt[]{x-1} = 6 \)
- INEQUAÇÕES DO 1º GRAU
INEQUAÇÕES DO 1º GRAU
Quando estudamos equações do 1º grau lidamos com igualdades, ou seja, expressões em que precisamos encontrar um valor para a variável em questão. Porém, quando tratamos de uma inequação a nossa expressão conterá, ao invés do sinal de igual \( (=) \), outros sinais que determinarão uma relação de ordem entre os seus elementos \( (<, >, \leq, \geq, \neq ) \). Geralmente, o conjunto solução de inequações será definido no conjunto dos números Reais.
- MATERIAIS ADICIONAIS